0

Presépio

O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a galiléia, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por magos (ou reis ou astrólogos, a bíblia não diz se eram três) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra à criança. de toda a
Segundo a história, estes acontecimentos ocorreram no tempo do rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.
Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de Natall. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real. O primeiro presépio do mundo teria sido montado em argila por São Francisco de Assis  em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos. Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

As peças do presépio:

Menino Jesus: É o filho de Deus. Foi o escolhido para ser o salvador do povo. 
Maria:  É a mãe do filho de Deus. Do seu ventre, nasceu Jesus Cristo. 
José: É o pai adotivo do menino Jesus; foi um homem judeu, provavelmente carpinteiro/pedreiro.
Curral: É o local simbolizado pelo presépio. O curral era onde guardava-se o gado. Por isso, no presépio, Jesus fica sobre palhas, em uma manjedoura.
Manjedoura: É um lugar de aconchego onde Jesus ficou quando nasceu.É como se fosse o berço de Jesus.
O burro e o boi: Os animais representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu. "Jesus não nasceu em palácios, nem em lugares luxuosos, mas sim em meio aos animais". 
Anjos: Os anjos anunciam a chegada do filho de Deus aos pastores. Eles sabem que nasceu o salvador
Pastores: Os pastores são homens do campo, que simbolizam a simplicidade do povo, já que Deus acolhe todos, sem se importar com sua condição social. 
Estrela: A estrela de Belém é aquela que se coloca no alto da árvore. Foi ela que guiou os três Reis Magos quando Jesus Cristo nasceu. 
Reis Magos: Os três Reis Magos - Melquior, Baltazar e Gaspar eram considerados sábios. Eles estavam no local onde Jesus nasceu. Eles vieram do Oriente conduzidos pela estrela. Chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes: mirra, ouro e incenso. O ouro representava a realeza, a mirra era símbolo da paixão e o incenso significava a oração.

Fonte: http://pt.wikipedia.org.br

Este é o presépio que montamos lá em casa, eu e o Gui.
Eu nunca havia montado presépio em casa, nós evangélicos não temos este costume, mas desde o ano passado tinha o desejo de montar um pra poder explicar melhor a história do natal pro Guilherme, até porque na escola e no comércio tudo o que ele aprende sobre natal se resume a presentes e Papai Noel.
Ele gostou tanto da história do natal e de saber que Jesus o amou tanto, que quando perguntamos pra ele quem é o bebê que está ali na manjedoura, ele diz na sua linguagem infantil: "esse é o que amou eu tanto, tanto, tanto".

E logo o presépio foi ganhando outros personagens (bichos e até carros!) que foram ver Jesus...

Feliz Natal, Jesus nasceu!!!

Daiani 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visualizações

Visitas

Contador de acessos